Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorro quente.
Ele não tinha rádio, não tinha televisão e nem lia jornais, mas produzia
e vendia o melhor cachorro quente da região. Ele se preocupava com a
divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o
seu produto em voz alta e o povo comprava e gostava.
As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e
a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para
atender a grande quantidade de fregueses. E o negócio prosperava e
prosperava.
Seu cachorro quente era o melhor!
Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu,
e foi estudar Economia numa das melhores Faculdades do país. Finalmente,
o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a
vida de sempre, vendendo, agradando e prosperando e teve uma séria
conversa com o pai :
- "Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão? Não acessa a
Internet e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação
do nosso País é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai
quebrar."
Depois de ouvir as considerações do filho Doutor, o pai pensou:
Bem, se meu filho que estudou Economia na melhor Faculdade, lê jornais,
vê televisão e internet, e acha isto, então só pode estar com a razão!
Com medo da crise, o pai procurou um Fornecedor de pão mais barato ( e é
claro, pior ), começou a comprar salsichas mais barata ( que era,
também, a pior ), e para economizar, parou de fazer cartazes de
propaganda na estrada.
Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta.
Tomadas essas 'providências', as vendas começaram a cair e foram caindo,
caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negócio de cachorro quente
do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar
Economia na melhor Faculdade… quebrou.
O pai, triste, então falou para o filho: - "Você estava certo, meu
filho, nós estamos no meio de uma grande crise." e comentou com os
amigos, orgulhoso: - "Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar
economia, ele me avisou da crise."
Aprendemos uma grande lição :
Vivemos em um mundo contaminado de más noticias e se não tomarmos o
devido cuidado, essas más noticias nos influenciarão a ponto de roubar a
prosperidade de nossas vidas.
* O texto original foi publicado em 24 de fevereiro de 1958 em um
anúncio da Quaker State Metais Co. Em novembro de 1990 foi divulgado
pela agência ELLCE, de São Paulo.
23 outubro 2013
A crise
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário